O nome processionária advém da forma como se deslocam – sempre atrás de uma fêmea em fila como se fossem numa procissão.
Saiba como identificar, prevenir e combater a sua presença
Identificação: Os ovos são depositados nos ninhos (Outono/Inverno) que formam um amontoado de agulhas com espaçados fios aparentando um novelo de forma oval de cor esbranquiçada, como se pode ver na foto abaixo :

O ciclo de vida da lagarta-do-pinheiro (anual) :
Tem duas fases:
- A fase adulta, que é aérea, formada pelos ovos e lagartas em que permanecem no hospedeiro e,
- A fase de pupa, que é subterrânea, por isso descem para a terra
Dependendo de vários fatores, mas sobretudo das condições climáticas, é geralmente entre Janeiro e abril que as lagartas descem dos pinheiros (procissão), para entrarem depois na fase de “pupa” em que se enterram. Dependendo do grau de severidade das condições climáticas e como forma de protegerem as pupas para preservação da espécie, este período pode ir até dois ou três anos de duração.
Em Julho- Agosto saem da terra as “traças” que se transformam em Borboletas e dá-se o acoplamento e a postura das fêmeas que chegam a depositar cerca de 300 ovos cada uma. Este período coincide com janeiro dependendo das condições climáticas. Entretanto nascem as lagartas, com pelos urticantes, e as colónias alimentam-se vorazmente das folhas e algumas vão-se notando com aspeto “roído” . Esta situação chega mesmo a prejudicar a árvore provocando a perda das suas “agulhas” e por redução da fotossíntese vai ganhando um aspeto acastanhado. Nos pinheiros mais jovens esta situação pode mesmo provocar a morte da árvore ou provocar o atraso no seu crescimento.
Esquema das diferentes fases :
1 – Borboleta ( Em julho-agosto ocorre a cópula e a postura das fêmeas, que chegam a depositar cerca de 300 ovos. )

2 – Colocação dos Ovos no hospedeiro de onde saem as lagartas com pelos urticantes ; alimentam-se e crescem até ao máximo do seu desenvolvimento. Nesta fase deixam de comer e terminam o seu desenvolvimento com a exposição ao Sol.
3 – Descida para a terra em “procissão” – Dependendo das condições climáticas em Fevereiro/Março descem para se enterrarem no solo.
Como fazer a prevenção?
Normalmente se os pinheiros forem tratados convenientemente, pela técnica de Endoterapia, que consiste na injeção de substâncias ativas no tronco dos pinheiros, evita-se a necessidade de pulverizações protegendo o meio ambiente.
O Combate
A colocação de armadilhas deve acontecer , a partir do início do ano e antes da descida das lagartas dependendo das condições climáticas, normalmente quanto mais frio mais tarde elas descem, mas normalmente acontece entre fevereiro e março podendo chegar a Abril.
Se necessitar de ajuda para esta fase, contacte a Hometop que produz as armadilhas e a um preço muito competitivo, teremos muito gosto em ajudar a controlar esta praga silenciosa, que se pode revelar perigosa para a saúde de crianças, adultos e animais domésticos.
Com milhões de pelos urticantes provocam reações alérgicas muito desconfortáveis. No caso dos animais, as consequências são ainda mais graves, principalmente nos cães, porque o contato dos filamentos tóxicos com a língua do animal pode causar a necrose dos tecidos orais e, em muitos casos, causar morte por asfixia.
Deixamos aqui algumas sugestões:
- Entrar em contacto com as autoridades locais, caso a tenha detetado num local público;
- Contactar um profissional na área do controlo de pragas, caso esteja na sua casa;
- Se a lagarta estiver no seu corpo, evite retirá-la com as suas mãos, prefira o recurso a pinças ou luvas;
- Retirar a roupa que possa conter vestígios dos pelos urticantes;
- Se surgirem alterações no aparelho respiratório ou alergias como irritações na pele ou olhos, dirija-se de imediato a um posto médico ou hospital;
- Caso o seu animal doméstico tenha entrado em contacto com a lagarta, deverá deslocar-se imediatamente a um Veterinário.